Por que os sites travam? Causas comuns e como evitá-las?

Saber por que os sites falham é importante, especialmente para os donos das empresas.
Uma falha no site significa que o site não pode transmitir e receber dados, tornando-se inacessível. Esse problema pode afetar negativamente a reputação do seu negócio e até levar a perdas financeiras.

Felizmente, existem várias maneiras de corrigir e evitar esse erro. Neste artigo, discutiremos Por que os sites travam? Causas comuns e como evitá-las para manter sempre a qualquer custo seus sites online!

O que é uma falha no site?

Uma falha no site ocorre quando ele não consegue transferir e receber dados, deixando de carregar o conteúdo. Normalmente, esse site exibe uma página em branco ou uma mensagem de erro com um código de status. Isso pode ocorrer por vários motivos, como erros de plug-in, muito tráfego, malware, domínio expirado e problemas de hospedagem.

Sem mais delongas, vamos examinar os motivos mais comuns e entender por que os sites travam? Causas comuns e como evitá-las?

1. Erros de código

Os desenvolvedores da Web produzem códigos para criar a interface e a funcionalidade de um site. É um conjunto de instruções escritas em uma linguagem de programação que exige que cada letra, espaço e símbolo sejam colocados no local correto.

Como resultado, um erro de digitação acidental em seu código pode causar uma falha no site. Para evitar isso, verifique todas as alterações antes de publicar, examine primeiro o código recém-adicionado antes de verificar se há problemas com qualquer texto, vídeo ou imagem.

A única maneira de corrigir esse problema é localizar a causa raiz e encontrar o código que acionou a falha.

2. Problemas de plugins

Plugins ou extensões adicionam mais funções ou recursos ao seu site. No entanto, a instalação de muitos plugins pode resultar em conflito de software e na falha do site. E também, extensões desatualizadas podem aumentar o risco de vulnerabilidades de segurança.

Se você encontrar problemas com o plugin, descubra qual extensão está causando o erro e desative, mesmo que temporariamente. Também recomendamos excluir plugins antigos ou desatualizados que você não usa para evitar problemas futuros.

3. Problemas de atualização

Sites desatualizados podem ter brechas e falhas de segurança. No entanto, a instalação de atualizações que não são compatíveis com o site também pode levar a conflitos de software e travar o site.

Para resolver, você pode fazer o downgrade da versão atual do CMS ou restaurar um backup . Esta última é a opção mais conveniente para iniciantes, pois muitos hosts da web oferecem esse recurso em seu painel de controle.

4. Picos de tráfego na Web

Quando seu servidor recebe picos de tráfego repentinos, pode ocorrer uma falha no site. Isso ocorre porque os recursos do seu servidor, como RAM e largura de banda, podem não ser suficientes para lidar com o pico. Nesses casos, o site exibirá a mensagem de erro HTTP 503.

Um acidente de trânsito geralmente ocorre durante eventos promocionais ou períodos festivos. Para evitar isso, é melhor atualizar sua solução de hospedagem. Para usuários de hospedagem compartilhada, recomendamos mudar para um plano de hospedagem em nuvem que armazene dados em vários servidores para balanceamento de carga.

Como resultado, se um servidor estiver inoperante, o desempenho do seu site não será prejudicado.

Conclusão: Por que os sites travam? Causas comuns e como evitá-las?

É fundamental que as empresas entendam por que os sites falham e como evitar isso. A falha de um site pode ter um impacto negativo na reputação da empresa e nas finanças. É importante estar ciente das causas comuns, como erros de código, problemas de plugins, problemas de atualização e picos de tráfego na web.

Aprender a solucionar esses problemas é crucial para manter um site online e funcional. Certifique-se de verificar todo o código antes de publicá-lo, excluir plugins antigos ou desatualizados e manter seu site atualizado com as atualizações mais recentes.

Nunca esqueça que, ao lidar com picos de tráfego na web, considere atualizar sua solução de hospedagem para evitar que o site seja afetado. Seguindo essas dicas e entendendo por que os sites travam? Causas comuns e como evitá-las? As empresas podem manter seus sites funcionando sem problemas e garantir que os usuários possam acessar o conteúdo e serviços sem interrupções.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *