Você realmente tem uma alimentação saudável

Muitos opinam sobre esse assunto, mas ainda não sabem exatamente o significado de comida saudável.

De tempos para cá muitos leigos passaram a ter a convicção de que eram super saudáveis, fitness, seja lá como descrevem isso. Muitos se embasaram nessa narrativa, por acompanhar dicas de dietas, comer apenas folhas, fazer jejuns intermitentes, e o pior de tudo, se gabam por ingerir produtos industrializados em substituição aos produtos naturais

A expansão da internet também deu voz a esses leigos, e eles passaram a discursar através de suas redes sociais sobre este assunto. Muitos se transformaram em influencers fitness e espalharam suas idéias para muitas pessoas.

Muitos associam esse conceito de alimentação saudável a uma perda de peso, e logo mergulham no mundo das dietas. Não que isso não ocorra na alimentação saudável, mas não é o objetivo principal. A perda de peso virá em segundo plano, e não ocorrerá da noite para o dia.

O foco principal é a ingestão de produtos naturais, a fim de manter sua saúde em dia. O que quero dizer com isso? Que suas taxas de controle estejam dentro dos limites. Níveis de glicose dentro do aceitável, nível de colesterol controlado, pressão arterial controlada, um bom nível de vitaminas e sais minerais, entre outros…

Nem eu, nem você estamos proibidos de ingerir produtos industrializados. Pelo contrário, todos nós fazemos uso deles, porém a idéia é manter uma base saudável de alimentação. Que os produtos industrializados sejam uma exceção, e não o contrário. Podemos fazer pequenas escolhas, e optar pelo mais natural. Exemplo, ao invés de usar uma margarina, opte por uma boa manteiga, e não extrapole no consumo dela.

Ingredientes saudáveis

Agora vamos apresentar esses itens de uma forma mais clara, e explicar a função que cada um gera em nosso organismo.

Grãos integrais

Podem ser encontrados moídos em farinhas, ou inteiros. São ricos em fibras, vitaminas do complexo B, selênio, folato, ferro, magnésio e potássio. Ele pode ser um produto único como o arroz integral, a aveia, ou pode ser ingrediente para ser adicionado a outros como as farinhas de trigo.

Proteínas

Possuem função importante na composição e reparo tecidual do nosso corpo. É amplamente encontrada em carnes vermelhas, frangos, peixes, ovos, e no leito. Porém também é possível ser encontrada em produtos vegetais, principalmente leguminosos como a soja, lentilha e feijão.

Laticínios

Este item é representado pelo leite, e seus derivados. No nosso país é amplamente utilizado o leite de vacas, porém também pode ser encontrado para consumo o leite de cabras e ovelhas. É composto principalmente por água, lipídios, proteínas, lactose e cinzas. Tem como principal função a formação óssea do nosso corpo.

Gorduras

São importantes na função cerebral e na geração de energia no nosso organismo, além de absorver vitaminas. Há também benefícios para pele, cabelos e ainda para as articulações. A gordura é encontrada em carnes gordas e algumas frituras. Esse é o item em que mais devemos ter cuidados na ingestão. Utilizar em quantidades muito reduzidas para que não aumente nosso nível de colesterol e com isso evitar doenças cardíacas.

Frutas e Vegetais

Diversifique a maior quantidade de cores possíveis no consumo destes alimentos, assim será possível obter o maior número de nutrientes para seu organismo. Pode-se consumir os sucos provenientes destes alimentos, mas opte por consumi-los de forma integral para não haver a perda das fibras. É responsável por evitar doenças cardíacas e diabetes.

Açúcares

Há uma indicação da American Heart Association para que seja controlado o consumo dos açúcares, podendo o homem adulto consumir no máximo 9 colheres de chá por dia, e as mulheres um limite de seis colheres de chá por dia. O alto nível de consumo destes produtos podem resultar em ganho de peso, alto nível de açúcar no sangue e problemas cardíacos. Este produto pode ser encontrado em frutas, e até mesmo em adoçantes.

Em suma busque por produtos naturais, como arroz, feijão, carnes de todas as qualidades, ovos, e busque ingerir frutas e vegetais do quintal de casa, ou dê preferência por adquirir estes produtos de origem orgânica.

Absorva essas informações e introduza isso a sua rotina, e o mais importante, busque a orientação de profissionais de verdade dessa área, como nutricionistas, e endocrinologistas. 

Você que é fã de uma boa alimentação, siga essa nossa dica de alimentação saudável com frutos do mar, de uma receita de comida espanhola. Bom apetite!

.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *