Como se educar financeiramente para realizar ótimos investimentos

O que você está fazendo com o seu dinheiro? Você está gastando ou está investindo? Mimar-se e entregar-se ao seu gosto é bom, mas investir para que o seu dinheiro cresça e o ajude a crescer pode ser muito melhor. 

Veja os tipos de investimento financeiro que podem fazer valer a pena.

Aqui vamos te dar dicas para que você aprenda a investir de forma inteligente e sem que isso represente uma despesa problemática para você.

O que significa ser um investidor inteligente?

O significado é bastante simples e se baseia em três pilares:

  • Ser paciente
  • ter disciplina emocional
  • Esteja sempre disposto a aprender

Ser paciente

Segundo Warren Buffet, o mercado de investimentos é um jogo em que quem tem pressa dá seu dinheiro para quem sabe esperar. 

Isso significa que quando você começar a investir, deve ter muito claro que este é um longo caminho e se você acha que só vai recuperar seu investimento em dias, ficará muito decepcionado (e sua carteira também).

Ter disciplina emocional

Quando você começa a investir, seja em ações ou em Apartamentos Turísticos do programa Portugal Golden Visa, muitas coisas podem dar errado. Da mesma forma que você pode multiplicar seu investimento, você pode perder tudo. 

Esse risco muitas vezes leva a uma série de decisões precipitadas e emocionais, levando novos investidores a agir por puro instinto ou emoção, não deixando que a análise racional guie as decisões.

Aqui vem o termo de disciplina emocional. Se as coisas começarem a dar errado, você deve estar ciente de que era algo que poderia acontecer e não é por isso que você deve começar a tomar decisões arbitrárias com seu portfólio, mas sim agir com base no que aprendeu e planeja. 

A mesma coisa acontece quando algo vai bem, você não deve confiar em si mesmo e começar a se jogar sem antes analisar objetivamente, evitando se deixar levar pelas emoções.

Esteja sempre disposto a aprender

No mundo dos investimentos, a informação é sempre sua melhor aliada. É por isso que você deve estar sempre disposto ou disposto a aprender mais e conhecer de forma mais profunda o setor em que está entrando. 

Sempre haverá melhores práticas para dominar, relatórios do setor para ler e análises profissionais para investigar. Esses pontos de informação serão inestimáveis ​​na hora de decidir sobre seu portfólio e evitar cair nos dois pontos que mencionei acima.

3 erros comuns ao investir

Levando essas considerações em consideração, quero mencionar os possíveis erros em que você cairá (ou já caiu) se não for cauteloso ou cauteloso ao investir.

1. Especule adivinhando em vez de investir

Quando você mede o vento com o dedo ou se deixa levar apenas pela emoção, você não está investindo, está especulando sem apoio. Isso é apenas suposição e não tem natureza técnica que possa ajudá-lo a torná-lo uma prática sustentável.

2. Especule sem as habilidades necessárias

Quando você ainda não entende como funciona a plataforma em que está investindo ou não sabe realizar atividades essenciais dentro dela, ainda não é hora de começar a investir. 

Essas plataformas costumam ter saldo de teste que você pode usar como experimento para usar em investimentos simulados e desenvolver seu conhecimento. Existem também metodologias, técnicas e rotinas com as quais você deve se familiarizar se quiser investir corretamente. Não corra antes de andar

3. Arriscando mais dinheiro do que você está disposto a perder

Como mencionei no início, perder tudo nunca é uma possibilidade em investimentos. O que você faz quando se torna um investidor inteligente é reduzir esse risco ao mínimo. Não é por isso que você deve deixar de lado a noção clara de que todo esse dinheiro pode desaparecer, então o dinheiro que você decide entrar no mercado de investimentos é um capital que você tem certeza absoluta que pode desaparecer.

Não invista dinheiro que obteve por meio de dívidas, ou com o qual pensou pagar pendências críticas em sua vida, acreditando que investe e recupera esse dinheiro posteriormente. É uma aposta muito arriscada e pode comprometer sua estabilidade financeira (e emocional).

Se você deseja melhorar a maneira como gerencia sua renda e a aloca adequadamente ao seu crescimento financeiro, essas informações com certeza vão te ajudar a adar um rumo melhor ao seu dinheiro.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *